Dicas de como economizar energia no uso do ar condicionado

Em regiões mais quentes, o aparelho de ar condicionado é um item básico para garantir o mínimo de conforto e bem-estar em um ambiente. Porém, muitas vezes, o preço desse conforto sai alto e pesa nas contas do fim do mês.

A boa notícia é que, seguindo algumas dicas de economia, é possível reduzir, e muito, a taxa referente a energia do seu apartamento ou casa. E a primeira delas é não colocar a temperatura nos 17ºC, isso força o equipamento a trabalhar muito mais para refrigerar o ambiente. O ideal é ajustar o aparelho para 23ºC, situação onde a temperatura interna e externa não são tão contrastantes.

Já se você for sair por pouco tempo do ambiente refrigerado pelo ar condicionado, não desligue-o. Quando você voltar, ele gastará mais energia para refrigerar novamente o espaço.

A escolha do aparelho de ar condicionado é uma etapa muito importante quando se fala em economia. O indicado é optar pelo que apresente melhor índice de eficiência energética, com Selo Procel de Economia de Energia, que identifica os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos medidos pelo Coeficiente de Eficiência Energética (CEE). Quanto maior o CEE, mais eficiente e econômico será o equipamento.

A instalação do ar condicionado é outro quesito fundamental para garantir menos gastos com a conta de energia. É necessário seguir o manual do fabricante, localizar a unidade externa ou condensadora do aparelho em ambiente com boa circulação de ar e proteger essa parte externa da incidência solar, mas sem bloquear as grades de ventilação. Uma instalação adequada pode gerar mais economia e aumentar a vida útil do aparelho.

Modelos com recursos de programação também são interessantes, como o timer, que permite ao usuário controlar o tempo que deseja manter o ar condicionado ligado ou desligado; e a função sleep ou dormir, que programa automaticamente o aparelho para que ele funcione conforme a temperatura corporal do usuário no momento do seu sono, assim, além de proporcionar conforto térmico, é exigido menos esforço ao aparelho e o consumo de energia é diminuído.

No trabalho

Em um ambiente coletivo, vale sempre lembrar que o conforto e bem-estar têm que ser para todos. As sugestões citadas acima podem ser aplicadas no local de trabalho, considerando, no entanto, a aprovação dos colegas. Vale a pena verificar o tipo de equipamento instalado no espaço e sugerir as dicas de economia.

 

Fonte: Comunicação Predial