Oficinas criativas em condomínio teresinense estimulam criatividade e socialização entre crianças

Na Antiga Grécia, educação envolvia necessariamente o conhecimento científico, a arte, a beleza, a moral e a política. Para Pitágoras, por exemplo, o ensino de matemática compreendia aritmética, geometria, música e astronomia. Àquela época, eles compreendiam que a arte e a beleza traziam a amplitude necessária a todas as áreas, até mesmo às exatas.

E estavam certos. Segundo a artista plástica e psicóloga Bayá, a Arte é uma das melhores ferramentas de comunicação e permite – especialmente às crianças, o desenvolvimento das capacidades motoras, a construção da própria autonomia e o exercício da criatividade. “O fazer artístico possibilita ainda que a criança exteriorize sentimentos, ideias e sensações” diz. 

A ideia de levar oficinas criativas para dentro dos condomínios surgiu durante a reforma do parquinho infantil do condomínio horizontal Mirante do Lago, onde a artista realizou um trabalho decorativo. A arquiteta responsável pela obra, Manuela Castro, explica ainda que a experiência é positiva também pelo fato de possibilitar que a criança interaja com a área onde ela está inserida: “Isso faz com que ela se sinta parte do espaço, com que ela seja um agente modificador”. 

bayá mirante do lago (2)

Pela quantidade de crianças, que tem aproximadamente a mesma faixa etária, um trabalho que permitisse às mesmas se apropriar do local, socializando umas com as outras e explorando seu potencial criativo, seria extremamente interessante – especialmente no período de férias. 

As oficinas abrangem encontros com durabilidade de até quatro horas, cada. Os pais escolhem entre os módulos – que incluem confecção de móbiles decorativos, oficinas de pintura, confecção de toy art e oficina de flores de papel, e montam uma programação adequada à quantidade de crianças do condomínio. Ao final, uma exposição coletiva com as obras desenvolvidas conclui o projeto.

matéria Bayá - cndominio mirante do lago

Os condomínios interessados em contratar as oficinas, podem contactar a artista plástica Bayá através do telefone/whatsapp (86) 9406 4484; E-mail: sujadetinta@gmail.com; Facebook: fb.com/sujadetinta e Instagram: @sujadetinta.

bayá revestrés

Fotos: Arquivo Pessoal/Bayá